segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Privilégio do Disparate – A caminho do fim do Mundo – Semana 02 – (Será que apaguei a luz da casa de banho?)


Conforme prometido vou falar das eleições e do Salazar e do que mais for preciso para encher esta página de baforadas e outros cheiros. Sendo eu uma pessoa muito distraída e cuja principal fonte de informação são as conversas de hora de almoço e de café e de cruzamento no corredor a caminho de ir fazer chichi, quase que me escapava que vai haver ainda este mês eleições para Presidente da República cá na terrinha. É que o povo não fala muito nisso, vá lá saber-se porquê.

Eu confesso que não gosto do Cavaco e não tenho nada contra nem a favor do Alegre e antes de ser acusado de falta de respeito, desde já esclareço que me estou a referir aos personagens e não aos homens ou aos políticos ou aos talvez respeitáveis cidadãos ou aos notáveis membros do nosso sistema governamental e como personagens a sua semelhança coincidente com algo ou tudo isto é apenas realidade na vontade de quem me lê. Não gosto do personagem Cavaco pelas mesmas razões que a maior parte das pessoas que não gostam dele não gostam dele ou seja pela arrogância e pela pose e por ter a certeza de nunca ter dúvidas e pelo tabu dos tabus e pela enervante gestão dos timings e pela forma como come o bolo rei com as migalhas a caírem por todo o lado enquanto tenta meter mais bolo na boca ainda de boca cheia. Haverá quem não goste do Cavaco por razões mais válidas que a minha, mas eu sou um homem simples do povo e não me ralo com as questiúnculas financeiras e hipotéticas trafulhices com bancos falidos ou nacionalizados ou as duas coisas nem com o passado politico brilhante ou desastroso nem com o facto de não me lembrar de nada importante que tenha feito no seu primeiro mandato mas nem que ele nascesse duas vezes me sairia da cabeça aquela imagem do bolo rei.

Eu confesso que Alegre me é indiferente e acho que é por não conseguir compreender poesia, nunca aprendi, eu lido com as palavras de forma linear, uma a seguir à outra e não lhes consigo reconhecer o ritmo ou a música ou a tal dita poesia, palavras são palavras que podem ser sentidas mas tem que me fazer sentido e na poesia eu perco-me muitas vezes com essa falta de sentido e acho mesmo que é por isso que o Alegre me é indiferente, pela falta de sentido. Do ponto de vista particular destas eleições e olhando agora para a coisa como uma competição, acho o que mais falta ao Alegre é um adversário à altura. O povo gosta pouco de se chatear e se mexer e ir votar a favor de algo que já não acredita mas adora ir votar contra algo que ainda acredita e o azar do Alegre é que o povo, mesmo aquele que não gosta do Cavaco, não não gosta o suficiente para se chatear e se mexer em ir votar contra ele, sobretudo porque ainda por cima o Sócrates lixou o Alegre ao dar-lhe o seu apoio e isso é coisa para fazer o povo esquecer qualquer fatia de bolo rei. Completando o raciocínio faz falta a Alegre nestas eleições um adversário do calibre de Soares bem apoiado por Sócrates para que a malta se chateasse e se mexesse e fosse exercer o seu dever e prazer de votar contra, a favor de uma causa nobre.

No final acho que estas eleições não passarão de uma curta metragem com personagens irrelevantes e alguns figurantes que farão dignamente o seu papel e que esses merecem o meu respeito por serem verdadeiros homens de causas, mesmo que perdidas ou até no caso de alguns me parecerem meio alucinados mas eu gosto de gente de causas e melhor ainda se forem meio alucinados e é natural que acabe por dar o meu voto a um deles, mais que não seja para chatear, o que não me orgulha mas também não me causa embaraço. Por fim acho que ao fim de três décadas disto de eleições presidenciais estava mais que na hora de todos percebermos a mecânica da coisa e alterar o período de vigência de 5 para 10 anos o que no mínimo seria uma medida higiénica e ecológica.

Não falei do Salazar mas não faz mal porque era uma promessa em tempo de eleições sem prazo de validade nem penalidades por incumprimento.


Clã - Tira a Teima

3 comentários:

Storyteller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Storyteller disse...

Grande música!
Quanto às eleições, só se fala de bancos. Estou farta! Não gosto!
Beijos

Storyteller disse...

Farta da conversa sobre bancos, não farta das tuas palavras, atenção!

Não te mando mais beijos, porque ando a mandar-tos demais!