sábado, 23 de maio de 2009

Sentimento fluido


A tristeza é um sentimento fluido, entra-nos por dentro da alma sem reserva antecipada, como um viajante vadio. Espreito por outras janelas à procura de outras cores de menos cinza e apenas percebo angustias noutras formas, formas de ausência, formas de carência, formas de falta, formas que me fazem equacionar o peso real da minha razão de estar triste mas que de forma egoísta somo ao meu sentir como se na empatia pudesse inventar um caminho certo para transformar esperanças em dias felizes.

A desesperança é o fim da tristeza, como a morte é o fim da capacidade de poder chorar. Na génese de uma lágrima há um sentimento fluido e sal, afinal apenas mais uma partícula de mar e sinto vontade de me sentar a olhar o tempo passar em direcção a esse mar todo de outras lágrimas , não para as ver secar mas sim para que nesse tempo o seu sal faça arder as feridas até que possam desabrochar em cicatriz.

Hoje foi só outro dia de sentimentos fluidos.
Otis Redding-Sitting on the dock of the bay

20 comentários:

forteifeio disse...

Que é que se passa amigo?
Para variar mais um belissimo texto, continuo à espera das conversas de banda desenhada.

Grande abraço

Ana GG disse...

Bonitas as tuas palavras de sentimentos fluidos. E porque assim o são, a tristeza vai passar, logo, logo...
Bora dançar!?
Musiquinha linda!

um beijo

Maria disse...

Para esse sentimento fluído...palavra amiga:

...palavra amiga. ...nem vaga, nem precisa...
parecerá uma perfeita idiotice ou loucura, mas nem isso importa...

queremos é partilhar ...com quem se pressente que tem a sabedoria ...
do que sente, do que ri, de quem sofre, de quem ama, de quem chora...
e a infelicidade não permite pudor, nem vergonha, nem protecção!

E é tão mais fácil assim... a quem nada conhece de nós ...
a quem nos vê ainda com olhos claros e sem preconceito...
e assim despidos das capas, das muralhas...
pedimos uma palavra...
qualquer uma que nos faça menos sofridos enquanto as lemos.

beijinho

Fada disse...

Ontem, também me sentia assim. As lágrimas que não chorei ardiam-me nos olhos, mas incapazes de sair. As chatas!...

talvez aliviasse se tivesse chorado. Mas não fui capaz.

Passei o dia todo assim, até ficar zangada comigo mesma.

Depois, acusei o tempo, as mudanças de tempo, enviaram-me reiki, tomei um banho de chuveiro em estilo "cascata tropical", jantei e adormeci.

E hoje, estou bem. Espero que tu, também.
Se não estiveres, vai cuscar anedotas! ALGUMA há-de por-te bem disposto! :D

Beijitos e, em jeito de companheira de Prisão, um abraço forte de partir costelas (sim, que eu sou frágil, mas nos abraços tenho toda a força do mundo :p ) :D

Pronúncia disse...

LBJ, ontem já passou...

Espero que hoje e os próximos não sejam dias de sentimentos fluidos...

Temos que fazer mais PARTY's, para matar esses fluidos de mau agoiro ;)

Beijinhos e fica bem.

ipsis verbis disse...

Autopsicografia de LBJ? :)

CB disse...

O sal purifica. Tudo cicatriza, depois da purga...
Um beijo

LBJ disse...

Forteifeio,

Dias piores que antecedem dias melhores.

Sobre a BD, tenho mesmo que pensar nisso :)

Um Abraço

LBJ disse...

Ana,

A tristeza vai e vem e acabamos por estar mais sensíveis à tristeza dos outros, esta era minha e reflexos de outras :)

Bora lá dançar !!!

A música é fantástica fluida como os meus sentimentos.

Beijos

mf disse...

São estes os dias em que eu sinto que tenho de ter paciência comigo...

LBJ disse...

WAI

Sentimento fluido que se estanca, que se seca numa palavra amiga e é tão fácil assim e não importa que de ti nada conheçamos, que de ti nada vejamos, porque sabemos, sentimos que por detrás dessa palavra amiga está alguém com a nossa capacidade de rir e de sofrer e de amar e de chorar e de não ter medo de se não permitir pudor, nem vergonha , nem protecção de partilhar a infelicidade mas sobretudo a possibilidade de felicidade e porque uma palavra pode não chegar aqui te deixo um ramo, imagina cada uma como singela flor.

Beijo

LBJ disse...

Fada,

Fui ver o que era o Reiki e acho que devo partilhar aqui os seus cinco princípios:

Só por hoje não sinta raiva e não fique zangado.
Só por hoje abandone suas preocupações.
Só por hoje agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos
Só por hoje faça o seu trabalho honestamente.
Só por hoje mostre amor e respeito e seja gentil com todos os seres vivos.

Senti o teu abraço e estou melhor sim companheira,

Beijo

LBJ disse...

Pronúncia,

Vamos fluindo na esperança de outros sentimentos.

As tuas festas são uma doideira, mas tenho que ir um dia destes sim ;)

Beijo e obrigado

LBJ disse...

Ipsis,

Autopsicografia

(Fernando Pessoa)

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Nem em sonhos eu alguma vez conseguiria transmitir a dor desta forma mas agradeço a lembrança.

Beijo

LBJ disse...

Princesa,

O sal arde e cura, a purificação é uma vontade mais interna.

Beijo

LBJ disse...

Hedgie,

Eu sei, um passinho de cada vez, mas segura e felina no teu andar ;)

Beijo

ipsis verbis disse...

LBJ,

Apenas me pareceu uma autopsicografia. A tua. E não a de outra Pessoa qualquer... ;)

LBJ disse...

Ipsis,

Autopsicografia minha, mas infelizmente este é um sentimento fluido que me transborda.

Fada disse...

Engraçado, teres ido ver o que é o reiki, e teres posto os 5 princípios. :)

Eu e a minha mania que todos sabem do que estou a falar... :p

Beijitos :)

LBJ disse...

Fada,

Eu gosto de aprender coisas novas :)

Sobretudo as que vale a pena aprender.

Beijo